top of page
  • Foto do escritorAlessandro A. Mazzola

Qual é o papel da Física nas Imagem Médicas? A mensagem do professor Denis Le Bihan.


Tivemos uma Jornada Paulista de Radiologia que ficará na memória de todos que tiveram a oportunidade de ir presencialmente ao complexo de eventos do Transamerica Expo Center (São Paulo) de 22 a 25 de setembro de 2021.

A Sociedade Paulista de Radiologia foi arrojada em fazer um evento híbrido, marcado pelos cuidados com todos os participantes.


Identificação, vacinação em dia e medição de temperatura foram alguns dos cuidados durante toda a JPR 2021.


Eu tive a oportunidade de ser o coordenador da sala de Física do Radiodiagnóstico do dia 22/09 e, junto com outros colegas, organizamos um conjunto de aulas sobre Ressonância Magnética.


Minha primeira aula que abriu os trabalhos da nossa sala foi "Qual o Papel da Física da RM?", logo em seguida eu iria falar por 30 minutos sobre "Difusão Avançada".

Optei na primeira aula por trazer a história de três personagens muito importantes para o desenvolvimento da Ressonância Magnética Nuclear e para a Imagem por RM: Erwin Han, Peter Mansfield e Denis Le Bihan.

A segunda aula iria ser uma visão geral sobre a técnica da difusão, mostrando avanços que não param de acontecer.

Porém, falar de difusão é falar sobre a vida e o trabalho do professor Denis Le Bihan.


Sendo assim, tive a ideia de mandar um email para o Professor Denis Le Bihan para, pelo menos, avisá-lo da homenagem que eu faria ao seu trabalho neste que é o quarto maior evento de radiologia do mundo.


Mas, de forma audaciosa e envergonhada, perguntei no email se ele não poderia mandar uma pequena mensagem para eu exibir entre as minhas duas aulas, de forma que pudéssemos surpreender os presentes e fazê-los conhecer ainda mais o seu trabalho.

Então, como uma presente para todos nós ele não mandou uma simples mensagem, mas uma pequena aula de 3 minutos sobre O Papel da Física nas Imagens Médicas!


Assista e divirta-se com um dos maiores físicos de RM vivos e, quem sabe, um futuro prêmio Nobel de Física ou Medicina. Torço muito por isso, pois a contribuição do trabalho de Denis Le Bihan é gigantesca em Difusão.


Agradeço aos colegas Maria Concepcion Otaduy, Liana Guerra, André Monteiro Paschoal, Bruno Pastorello, Khalil Taverna, Valdir Fialkowski, Luis Antônio Mendonça e Tiago Giacometti pelas aulas, apoio, troca de conhecimento e risadas!




Em breve, gravarei essas duas aulas para os assinantes da Plataforma terem acesso na Pasta MRIONLINE!





Comments


bottom of page