top of page
  • mri796

Primeiras imagens do 11,7T do ISEAULT! E são de uma abóbora!



Estreia mundial: A ressonância magnética do projeto 11,7 tesla Iseult, o mais poderoso do mundo para imagens humanas, acaba de revelar suas primeiras imagens. Estas imagens de abóboras validam todo o processo que, graças a múltiplos avanços tecnológicos, permitiu que um magneto supercondutor extraordinário, instalado em 2017 no site do CEA-Paris-Saclay, se transformasse em uma ressonância magnética. Desenhado por engenheiros e pesquisadores do CEA, esta RM é um verdadeiro feito tecnológico, fruto da colaboração franco-alemã, que reuniu cerca de 200 pessoas. Essas primeiras imagens coroam cerca de vinte anos de pesquisas que permitiram aplicar à pesquisa médica os desenvolvimentos tecnológicos inovadores feitos em física de partículas no CERN.



O mais interessante é que a primeira imagem foi de uma abóbora. A história da RM quase pode ser contada através de vegatais colocados sob ação do campo magnético para adquirirmos imagens.




E deixamos aqui a mensagem do professor Denis Le Bihan envia para o grupo do CEA no LinkedIn no dia de hoje:

Nas palavras dele: "Não consigo encontrar palavras suficientes para elogiar e agradecer aos meus muitos colegas da CEA, físicos aclamados pelo mundo, engenheiros, técnicos em magnetismo, criogenia, cibernética, que realizaram esse sonho que realizei há 20 anos. Agora será a vez dos meus colegas da NeuroSpin, físicos de ressonância magnética, neurocientistas, médicos para espremer totalmente o potencial deste incrível Explorador do Cérebro Humano!"


Um importante avanço para as imagem de ultra alto campo na RM!


Fonte:

https://www.linkedin.com/posts/cea_projet-iseult-lirm-le-plus-puissant-du-activity-6851773144831713280-qwym/





Comments


bottom of page