top of page
  • mri796

O Fim da Linha de 5 gauss em RM?



Uma notícia bastante recente está gerando discussão em todos que trabalham com Segurança em RM e logo vai chegar para todas as pessoas relacionadas ao ambiente de RM: o fim da linha de 5 gauss.


Mas calma, não é fim e sim uma mudança neste número que sempre representou o limite entre o seguro e o não seguro em relação ao campo magnético estático dos equipamentos.

A novidade é que o novo número que está sendo considerado agora é de 9 gauss e isso está já publicado na IEC 60601-2-33.


Vamos aqui a um pequeno texto traduzido do pessoal da empresa RITE ADVANTAGE.


A Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC) é uma organização sem fins lucrativos cujo trabalho se concentra na inovação técnica, aumento da segurança e publicação de padrões internacionais. Estamos muito familiarizados com o seu trabalho em ressonância magnética. O documento IEC 60601-2-33 discute muitos tópicos com os quais trabalhamos diariamente. Uma das maiores áreas discutidas neste documento tem a ver com o modo de operação (modo normal, modo controlado de primeiro nível e modo controlado de segundo nível). Podemos não estar tão familiarizados com alguns dos outros tópicos discutidos, como segurança criogênica, gradientes variáveis ​​no tempo, considerações de campo magnético estático e muito mais. A partir de maio de 2022, as atualizações dos limites IEC 60601-2-33 foram pré-lançadas.
Aqui estão alguns termos com os quais devemos estar familiarizados ao entender uma das novas alterações no documento.
AMBIENTE ESPECIAL: A área que contém a blindagem de faraday, o magneto, as portas da sala, os cabos de alimentação e de controle.
AMBIENTE RM: As áreas contendo o volume blindado faraday e a Área de Perigo B0
ÁREA DE PERIGO B0: A área ao redor da unidade de RM onde o campo magnético estático pode causar danos.
Uma das mudanças mais interessantes no documento IEC 60601-2-33 tem a ver com a linha de campo que limita a exposição a dispositivos elétricos em um ambiente de ressonância magnética. Há muitos anos nos tornamos muito familiarizados com a linha 5G. A linha 5G ou 0,5mT foi selecionada como o limite para possível interação de um campo magnético e dispositivos elétricos. No novo documento IEC 60601-2-33, a linha 5G foi modificada e alterada para 9G ou 0,9mT.
Agora, 0,9mT definirá a área de risco B0 e é considerado diferente do ambiente de RM. Não precisamos mais ter controles administrativos ou de engenharia abaixo desse valor. Imagino que isso possa ser um pequeno inconveniente para muitos sites que marcaram seu piso de ressonância magnética para refletir a linha 5G.
O que isso significa para nós? Eu imagino que não iremos nos apressar para refazer nossos pisos para refletir a mudança de 0,9 mT, mas provavelmente manteremos essa mudança em consideração no futuro. Outro pensamento foi por que 0,9mT e por que não 10G? Por que mesmo mudá-lo?
Essas são ótimas perguntas e têm a ver com novas pesquisas envolvendo dispositivos elétricos e interações de campos magnéticos. Será interessante ver que outras mudanças são encontradas neste documento.

Vamos aguardar cenas dos próximos capítulos e lembrar sempre que, independente do valor ser 5 gauss ou 9 gauss, o que importa mesmo é ter um completo conjunto de cuidados de Segurança em RM na sua instituição.


Se você quiser saber mais sobre como a equipe do MRIONLINE atua em Segurança em RM, faça um contato conosco pelo email contato@mrionline.com.br ou nos chame no nosso WhatsApp comercial (51) 99637-9333 ou clicando neste link.



Texto traduzido e adaptado de:


https://riteadvantage.com/iec/?fbclid=IwAR3jDdUyE3Ve8VOMkmqDwUBkM1_cdF1hmGap0pGZEqPIdTxdje-z7ZpMc94

Comments


bottom of page