Diante da pandemia atual da COVID-19 (coronavírus), o Colégio Brasileiro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (CBR) elencou uma série de recomendações para quem atua no setor de diagnóstico por imagem, a fim de precaver os profissionais do possível contágio. Confira:
1. Minimize a chance de exposições
Reagende exames preventivos ou eletivos para outro período. Se isto for inviável, adote a prática de triagem e identifique aqueles que apresentam sintomas de infecção respiratória, fornecendo elementos adequados de prevenção como máscaras.
2. Limite pontos de circulação
Se possível, estabeleça uma organização no fluxo de atendimento, de forma que pacientes com sintomas de infecção respiratória tenham trânsito mais controlado, de preferência em espaço bem ventilado com acesso a suprimentos de higiene respiratória.
3. Amplie o acesso a suprimentos de higiene
Assegure que profissionais, pacientes e demais indivíduos tenham fácil acesso aos suprimentos de higiene nos espaços de circulação, como salas de espera e de atendimento.
4. Sinalize, treine e informe
Faça uso de sinalização em pontos estratégicos e ambientes com circulação em geral (salas de atendimento, salas de espera, elevadores, corredores e vestiários), com instruções de higiene respiratória, etiqueta da tosse e higiene das mãos.
Assegure que os colaboradores que atuam no setor estejam devidamente instruídos acerca de medidas de prevenção e uso de EPIs,
6. Higienize-se regularmente
Realize higiene das mãos ao ter contato com pacientes, materiais potencialmente infecciosos e ao manusear EPIs recém-usados.
7. Utilize os equipamentos de proteção individual (EPIs)
Os profissionais que tiverem contato direto com pacientes devem fazer uso
de EPIs. Para lidar com pacientes com COVID-19 - caso suspeito ou confirmado, recomenda-se que os profissionais sejam treinados adequadamente a respeito do uso dos equipamentos abaixo, desde a forma correta de uso até o descarte:
Respirador ou Máscara Facial
Proteção ocular
Luvas
Aventais
8. Implemente o controle de infecção ambiental
Os equipamentos médicos não dedicados e não descartáveis usados para atendimento devem ser limpos e desinfetados. Assegure que todos os procedimentos adequados de limpeza e desinfecção estejam sendo cumpridos, inclusive o descarte de materiais.
9. Pense nos colaboradores e funcionários
Organize uma escala que divida os profissionais entre trabalho à distância e trabalho presencial, a fim de mitigar o potencial de contaminação de vários colaboradores ao mesmo tempo.
Atenção:
Algumas medidas presentes nestas recomendações contam com a colaboração dos pacientes.
Se você é um paciente, lembre-se de sempre higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel, além de evitar outros tipos de contaminação. Neste momento, saia de sua residência apenas se extremamente necessário.
Comments