top of page
  • Foto do escritorAlessandro A. Mazzola

ABFM orienta físicos médicos sobre atuação durante a pandemia

A Associação Brasileira de Física Médica (ABFM) elaborou um material com diversas orientações para os físicos médicos, os quais lidam diariamente, em local de trabalho, com o risco de contaminação pelo coronavírus.


O intuito é relembrar alguns cuidados recomendados para evitar a disseminação do vírus, através da continuidade do atual política de distanciamento social, protegendo profissionais e pacientes. Estas são algumas das orientações:


1. Mantenha-se atualizado


Manter-se informado das diretrizes do Ministério da Saúde e outros órgãos competentes é fundamental. Cada localidade possui particularidades de orientações.


2. Colabore com os planos em situação de emergência


Ajude a instituição em que atua a decidir de forma adequada sobre processos

de proteção radiológica e outros aspectos, visando contribuir para avaliação de riscos e mitigação da possibilidade de contaminação.


3. Mantenha higienização e práticas adequadas quando estiver em ambiente de assistência à saúde


Não esqueça de lavar as mãos, evitar aglomerações e contato físico, além

do uso de EPIs. Higienize superfícies, incluindo objetos pessoais, descartando adequadamente materiais descartáveis e outros materiais nos locais corretos.


4. Mantenha serviços inadiáveis


Serviços de caráter técnico, como manutenções, controles de qualidade, avaliações pré-alta de alguns pacientes e testes técnicos devem ser mantidos dentro das possibilidades de cada instituição. Informe-se sobre as condições e tente adequar-se para prestar os serviços necessários.



Leia as orientações na íntegra aqui.

Commenti


bottom of page